Beijing – O principal planejador econômico da China revelou nesta terça-feira uma série de medidas detalhadas, incluindo reduções de impostos e da burocracia, para impulsionar a economia privada, depois que uma diretriz geral foi divulgada no mês passado.
As medidas que vão desde o acesso justo ao mercado até um apoio financeiro mais forte e melhores serviços governamentais são projetadas para abordar os problemas proeminentes das empresas privadas e aumentar a confiança delas, de acordo com um aviso da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) e várias outras agências governamentais.
As empresas privadas serão incentivadas a participar de grandes projetos nacionais lucrativos e maduros, a emitir produtos de Truste de Investimento Imobiliário para projetos de infraestrutura e a liderar programas tecnológicos em áreas-chave, como software industrial e inteligência artificial.
Casos aprovados de investimento continuarão a ser publicados para promover o desenvolvimento sólido da economia de plataforma.
Mais esforços serão feitos para eliminar as barreiras de acesso ao mercado para empresas privadas, disse o funcionário da CNDR, Wang Shancheng, em uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira. Wang disse que a CNDR iniciará a revisão da quinta lista negativa do país para acesso ao mercado em tempo hábil e tornará a lista mais curta para criar um ambiente mais justo.
De acordo com o documento, as empresas desfrutarão de um processo mais fácil de redução de impostos nos gastos com pesquisa e desenvolvimento, de menor tempo nos descontos à exportação e de apoio financeiro inclusivo reforçado.
Os reembolsos de impostos recém-implementados na China, bem como os cortes e diferimentos de impostos e taxas, para micro e pequenas empresas privadas e famílias autônomas, atingiram 704,9 bilhões de yuans (cerca de US$ 98,89 bilhões) no primeiro semestre de 2023, mostraram dados da Administração Geral de Impostos.
Em termos de garantias legais, serão abolidos regulamentos e documentos oficiais que violem o princípio da igualdade para empresas de vários tipos de propriedade, para proteger o desenvolvimento da economia privada, de acordo com o aviso.
O governo melhorará seus serviços para ajudar as empresas privadas a resolver dificuldades, reduzir a burocracia na aprovação administrativa, fará pagar o que se deve às pequenas e médias empresas e se comunicará ativamente com os empresários durante o processo de formulação de políticas.
O Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado emitiram uma diretriz para impulsionar o crescimento da economia privada no mês passado, prometendo melhorar o ambiente de negócios, aumentar o apoio político e fortalecer a garantia legal para o desenvolvimento delas.
A economia privada desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico da China, pois contribui com aproximadamente 50% da receita tributária do país, 60% do PIB, 70% da inovação tecnológica e responde por 80% do emprego urbano.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)