

Beijing, 28 dez – A Estação Terrestre de Satélites de Sensoriamento Remoto da China recebeu com sucesso os primeiros dados transmitidos do recém-lançado satélite de recursos ZY-1 02E, anunciou a Academia Chinesa de Ciências (CAS, em inglês) nesta segunda-feira.
A estação terrestre no distrito de Miyun, em Beijing, rastreou e recebeu os dados de downlink do satélite óptico de cinco metros em duas tarefas de recepção, sendo que uma durou cerca de nove minutos e a outra em torno de cinco minutos. Foram recebidos 159 GB de dados em condições operacionais normais, informou o Instituto de Pesquisa de Informações Aeroespaciais sob a CAS.
O satélite de recursos foi lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na Província de Shanxi, no norte do país, no domingo. Formará uma rede em conjunto com outro satélite de recursos, o ZY-1 02D, que foi lançado em 12 de setembro de 2019, para atender setores como redução de desastres, proteção ambiental, desenvolvimento de habitações e transporte.
(251016) -- HARBIN, Oct. 16, 2025 (Xinhua) -- A harvester produced by the Case New Holland (CNH) works in a corn field in Shuangcheng District of Harbin, northeast China's Heilongjiang Province, Oct. 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Global agribusiness giants optimistic about China's agricultural modernization" (Xinhua/Sun Xiaoyu)