Beijing, 24 fev – A China continuará a apoiar o povo nepalês na escolha independente de seu próprio caminho de desenvolvimento e oferecerá apoio e assistência ao desenvolvimento socioeconômico do Nepal da melhor maneira possível, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na quarta-feira.
Matérias disseram que a decisão do governo nepalês de apresentar o acordo da Millennium Challenge Corporation (MCC) com os Estados Unidos no Parlamento há alguns dias desencadeou uma enorme controvérsia, já que protestos em massa foram realizados em lugares como Katmandu.
O Departamento de Estado dos EUA disse que o Nepal não ratificar o pacto afetará as relações bilaterais. Alguns analistas dizem que o acordo MCC dá a si mesmo uma autoridade maior do que a lei doméstica do Nepal, as atividades da equipe do programa dos EUA no Nepal não estarão sujeitas à jurisdição local e a contabilidade e auditoria do projeto são supervisionadas, gerenciadas e conduzidas pelo lado dos EUA. Especialistas no Nepal acreditam que aceitar a MCC prejudicará a segurança e a soberania do Nepal.
“A Embaixada dos EUA no Nepal descreveu a doação de US$ 500 milhões de MCC como ‘um presente do povo americano aos nepaleses’. Eu me pergunto, desde quando um presente vem com o pacote de um ultimato? Como alguém pode aceitar tal ‘presente’? É um ‘presente’ ou uma caixa de Pandora?”, disse a porta-voz Hua Chunying.
“Temo que seja como um ditado nepalês: parece bom, mas você achará a carne difícil de mastigar”, disse Hua.
Ela disse que é crença consistente da China que, ao buscar a cooperação internacional para o desenvolvimento, o princípio do respeito mútuo e da igualdade deve ser respeitado, a soberania do país em questão e a vontade de seu povo devem ser plenamente respeitadas e não deve haver interferência nos assuntos internos de qualquer país, sem condições políticas impostas, sem diplomacia coercitiva e, certamente, sem violação da soberania e interesses de outros países para ganhos egoístas.
Como vizinha amigável e parceira de desenvolvimento do Nepal, a China continuará a apoiar o povo nepalês na escolha independente de seu próprio caminho de desenvolvimento e oferecerá apoio e assistência ao desenvolvimento socioeconômico do Nepal da melhor maneira possível, disse Hua.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)