Beijing, 7 jul – A China reprimirá as atividades ilegais no mercado de valores mobiliários e promoverá o desenvolvimento de alta qualidade do mercado de capitais, segundo um documento oficial divulgado nesta terça-feira pelo Escritório Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Escritório Geral do Conselho de Estado.
Ele especifica as metas para atualizar os sistemas de aplicação da lei e judicial de valores mobiliários até 2022 e 2025. Os alvos incluem coibir efetivamente a ocorrência frequente de grandes casos ilegais e criminais e fazer avanços notáveis na transparência, padronização e credibilidade nos sistemas de aplicação da lei e judicial de valores mobiliários.
Os esforços devem melhorar o mecanismo da legislação de valores mobiliários, ao mesmo tempo em que fortalecem a punição criminal e a disciplina de mercado, aponta o documento.
Em termos de aplicação da lei reprimindo atividades ilegais de valores mobiliários, o documento exige melhorar os mecanismos de investigação, inspeção e julgamento.
O país deve fortalecer a fiscalização transfronteiriça da aplicação da lei e da cooperação judicial e intensificar os esforços para construir o sistema de crédito no mercado de capitais, acrescentou o documento.
Por muito tempo, devido às deficiências no projeto do sistema e ao baixo custo subsequente de cometer um crime, as empresas listadas realizaram ações ilegais, como fraude financeira, informações privilegiadas e manipulação de mercado, disse Yi Huiman, presidente da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, em entrevista exclusiva à Xinhua.
O mercado de capitais da China vem passando por profundas mudanças estruturais nos últimos anos, disse Yi. Ele acrescentou que a liberação do documento forneceria uma garantia essencial para aprofundar sua reforma e promover seu desenvolvimento de alta qualidade.
É vital acelerar a construção de um sistema de mercado de capitais mais maduro e aumentar significativamente o custo de violação no mercado de capitais, disse Yi. Ele acrescentou que também é essencial manter a ordem do mercado de capitais e proteger os direitos e interesses legais dos investidores.
O documento demonstra a política de tolerância zero da China para comportamentos ilegais, disse Yi.
O país investigará rigorosamente e prontamente e lidará com grandes casos criminais, como emissão fraudulenta, manipulação de mercado, informações privilegiadas e fabricação e disseminação de informações falsas, acrescentou.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)