Xiamen – O Fórum China-África de Desenvolvimento e Cooperação da Internet foi aberto no domingo na cidade de Xiamen, na Província de Fujian, leste da China, com a China revelando um plano de ação para construir uma comunidade compartilhada no ciberespaço e lançando uma rede para empresas chinesas de internet que operam na África.
A iniciativa, intitulada “Plano de Ações para a Construção Conjunta de uma Comunidade China-África com um Futuro Compartilhado no Ciberespaço (2025-2026)”, foi anunciada durante a abertura do fórum. A China também se comprometeu a continuar hospedando programas de treinamento sobre segurança cibernética e economia digital.
O evento contou com subfóruns focados em reduzir a exclusão digital, desenvolvimento e governança de inteligência artificial, segurança cibernética e governança de dados, cooperação de mídia e intercâmbios entre pessoas. Cerca de 400 representantes de governos, universidades, think tanks e meios de comunicação em toda a China e 32 países africanos participaram do fórum.
Os participantes africanos elogiaram a iniciativa, descrevendo o fórum como alinhado com as necessidades de transformação digital da África. Eles expressaram a esperança de aprofundar a cooperação com a China na economia digital, segurança cibernética, proteção de dados, governança de IA e intercâmbios de mídia.
O fórum foi co-organizado pela Administração do Ciberespaço da China e pelo governo provincial de Fujian.