Beijing, 25 abr – A China construirá sistemas de monitoramento e defesa para proteger o planeta dos perigos de asteroides próximos à Terra (NEAs, em inglês).
Wu Yanhua, vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China, disse à CCTV News da China recentemente que o país começará a construir um sistema de monitoramento e alerta de NEA baseado na Terra e no espaço, a fim de garantir a operação segura, estável e ordenada de aeronaves.
A China categorizará os riscos apresentados pelos NEAs e explorará técnicas para neutralizar esses riscos, de acordo com Wu.
O país também planeja estabelecer um sistema de defesa, mapear um plano de defesa e desenvolver software virtual para simular cenários de risco derivados de NEA.
Segundo Wu, a China espera se aproximar de um asteroide para observá-lo de perto antes de impactá-lo para alterar sua órbita em 2025 ou 2026, um ensaio para evitar que os NEAs coloquem nosso planeta em perigo no futuro.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)