Beijing, 11 mar (China) — A China tem resolução e confiança inabaláveis na implementação de “um país, dois sistemas” e determinação e vontade firmes para se opor à interferência estrangeira nos assuntos internos da China, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores sobre uma decisão relacionada a Hong Kong que foi adotada nesta quinta-feira.
A decisão sobre a melhora do sistema eleitoral da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), adotada na quarta sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional (APN), é um importante passo para defender e melhorar “um país, dois sistemas” e salvaguardar a estabilidade e segurança duradouras na região, indicou o porta-voz.
A decisão fornecerá uma garantia institucional mais forte para a implementação total de “patriotas governando Hong Kong”, acrescentou o porta-voz.
O porta-voz disse que a medida defenderá melhor os interesses gerais e fundamentais da sociedade de Hong Kong, e contribuirá ao progresso constante do sistema democrático de Hong Kong e à prática estável de “um país, dois sistemas”.
A implementação bem-sucedida de “um país, dois sistemas” em Hong Kong e sua prosperidade e estabilidade de longo prazo servem tanto aos interesses da China quanto aos interesses comuns da comunidade internacional, indicou o porta-voz.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)