Beijing – A China manterá a estabilidade básica da taxa de câmbio do RMB em um nível razoável e equilibrado, disse Zou Lan, vice-presidente do Banco Popular da China, o banco central do país, em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira.
O anúncio dos EUA de aumento de tarifas sobre várias economias provocou grandes flutuações no mercado financeiro global, observou Zou. No entanto, o mercado financeiro da China demonstrou forte resiliência e operou sem problemas, acrescentou.
Por muito tempo, o investimento da China em reservas cambiais no mercado financeiro internacional foi orientado para segurança, liquidez, preservação e valorização, e a carteira de investimentos foi diversificada de forma eficaz, de acordo com ele.
O impacto das mudanças em um único mercado e um único ativo sobre as reservas cambiais da China é geralmente limitado, afirmou Zou.
A China tem uma base econômica sólida, uma folha de pagamento internacional essencialmente equilibrada e um mercado cambial resiliente, que continuará a fornecer um forte apoio para manter a estabilidade básica da taxa de câmbio do RMB, destacou Zou.
Na próxima etapa, o banco central continuará a implementar uma política monetária moderadamente frouxa e intensificar o apoio à economia real. Ele também fortalecerá a resiliência do mercado cambial, estabilizará as expectativas do mercado, melhorará o gerenciamento do mercado e evitará que a taxa de câmbio do RMB ultrapasse o limite, acrescentou.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)