Beijing – As contribuições da China para o desenvolvimento sustentável do mundo se refletiram no crescimento robusto de suas patentes. Um relatório recente do mais alto órgão regulador de propriedade intelectual do país mostra que a China conquistou o primeiro lugar em número de pedidos de patentes verdes e de baixo carbono em 2023, registrando um aumento anual de 20% e representando mais da metade do total global.
Esse aumento foi 7,1 pontos percentuais maior do que a média global, destacou a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China no Relatório sobre Análise Estatística de Patentes Verdes e de Baixo Carbono.
De acordo com o documento, as patentes verdes e de baixo carbono são aquelas centradas em tecnologias que podem promover o desenvolvimento verde, abrangendo cinco domínios principais: redução das emissões de carbono a partir de energia fóssil; economia, reciclagem e utilização de energia; energia limpa; armazenamento de energia e captura, utilização e armazenamento de gases de efeito estufa.
A China teve um bom desempenho na área de armazenamento de energia, obtendo 37 mil pedidos de patentes somente em 2023, o que representa 48% do volume global. Em relação à energia limpa, o número de pedidos de patentes de invenção da China para energia solar e energia de hidrogênio foi o mais alto do mundo, chegando a 8 mil e 5 mil, respectivamente.
O número de pedidos de patentes da China para tecnologias verdes e de baixo carbono por meio do Tratado de Cooperação em Patentes, um sistema internacional de proteção de patentes, ultrapassou 5 mil em 2023, garantindo a primeira posição global pelo terceiro ano consecutivo, revelou o relatório.
Notavelmente, a China tem sido o principal registrador mundial de pedidos de patentes desde 2019, de acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)