China lançará nave espacial tripulada Shenzhou-20 em 24 de abril

Maior navio cargueiro com capacidade para 9.200 veículos zarpará da China ao Brasil
China adiciona 29 novos cursos ao catálogo de ensino superior

China lançará nave espacial tripulada Shenzhou-20 em 24 de abril

(250416) -- JIUQUAN, April 16, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 16, 2025 shows the combination of the Shenzhou-20 crewed spaceship and a Long March-2F carrier rocket being vertically transferred to the launching area. The combination of the Shenzhou-20 crewed spaceship and a Long March-2F carrier rocket has been transferred to the launching area, the China Manned Space Agency (CMSA) said on Wednesday. According to the CMSA, all facilities and equipment at the launch site are in good condition, while various pre-launch function checks and joint tests will be carried out as planned. The spaceship will be launched at an appropriate time in the near future, the CMSA said. (Photo by Wang Jiangbo/Xinhua)

Jiuquan – A nave espacial tripulada Shenzhou-20 está programada para ser lançada às 17h17 desta quinta-feira (horário de Beijing) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, informou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) na quarta-feira.

A nave espacial transportará três astronautas – Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie – para realizar a missão de voo espacial Shenzhou-20, com Chen Dong servindo como comandante, disse o porta-voz da CMSA, Lin Xiqiang, em uma coletiva de imprensa.

Ele observou que o dia do lançamento coincide com o 10º Dia do Espaço da China.

A China designou 24 de abril como seu Dia do Espaço em 2016 para marcar o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite, Dongfanghong-1, em 24 de abril de 1970.

O lançamento de quinta-feira usará um foguete transportador Longa Marcha-2F, que será abastecido com propelente em breve, revelou Lin, acrescentando que todo o trabalho de preparação está progredindo sem problemas.

A Shenzhou-20 será a 35ª missão de voo do programa espacial tripulado da China e a quinta missão tripulada durante o estágio de aplicação e desenvolvimento da estação espacial da China.

Depois de entrar em órbita, a nave espacial Shenzhou-20 precisará de cerca de 6 horas e meia para realizar seu encontro e acoplamento automatizados com a porta radial do módulo central Tianhe da estação espacial, formando assim uma combinação de três módulos e três espaçonaves, observou Lin.

Durante sua estadia de seis meses em órbita, os membros da tripulação da Shenzhou-20 testemunharão as chegadas da espaçonave de carga Tianzhou-9 e de seus sucessores na nave espacial tripulada Shenzhou-21.

“Os membros da tripulação estão em boas condições, enquanto o foguete, a nave espacial e as instalações do sistema terrestre estão em operação estável, e o complexo da estação espacial em órbita está funcionando normalmente”, afirmou Lin. Ele acrescentou que todas as equipes de tarefa estão prontas para o próximo lançamento.

A tripulação está programada para retornar ao campo de pouso de Dongfeng, no norte da China, no final de outubro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *