Beijing – A China iniciou a implementação da Inteligência Artificial para a Ciência, um projeto que visa promover o uso da IA em pesquisas das fronteiras científicas e tecnológicas.
Lançado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, o projeto se concentrará em problemas-chave de disciplinas básicas, bem como nas necessidades de pesquisa em campos-chave de ciência e tecnologia, como desenvolvimento de medicamentos, pesquisa genética e criação biológica.
O projeto fortalecerá ainda mais o layout do sistema e a orientação geral, de modo a promover a profunda integração da IA e da pesquisa em ciência e tecnologia, promover a abertura e a convergência de recursos e aprimorar as capacidades de inovação, de acordo com o ministério.
Sob o projeto, o ministério promoverá a inovação de modelos e algoritmos de IA para grandes problemas científicos, desenvolverá uma série de plataformas para campos de pesquisa típicos e acelerará a construção de uma plataforma nacional de inovação aberta para a nova geração de poder de computação pública de IA.
O projeto também se compromete a reunir equipes interdisciplinares de pesquisa e desenvolvimento, promover o estabelecimento de um consórcio de inovação e construir plataformas internacionais de intercâmbio acadêmico para oferecer soluções para desafios científicos humanos comuns, incluindo o tratamento do câncer e a crise climática.
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)
(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)