Xangai – A China lançou seu primeiro navio de assalto anfíbio Tipo 076, de nova geração, o Sichuan, em Xangai nesta sexta-feira.
Nomeada em homenagem à Província de Sichuan, no sudoeste da China, um novo embarque desenvolvido de forma independente do país foi colocado na água em uma cerimônia de lançamento e nomeação, e recebeu o número de casco 51.
O Sichuan tem um deslocamento de carga total de mais de 40 mil toneladas e possui uma superestrutura de ilha dupla juntamente com um convés de voo de extensão total.
Ele incorpora tecnologias inovadoras de catapulta e sistema de pouso (arrestor) eletromagnético, permitindo o transporte de aeronaves de asa fixa, helicópteros e equipamentos anfíbios.
Como o navio de assalto anfíbio de nova geração da Marinha do Exército de Libertação Popular da China, ele desempenha um papel fundamental no avanço da transformação da marinha e no aprimoramento de suas capacidades de combate em águas distantes, segundos oficiais da marinha.
Após seu lançamento, o navio passará por uma série de testes planejados, incluindo comissionamento de equipamentos, testes de amarração e testes no mar.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)