Beijing, 27 ago – O Ministério dos Transporte (MOT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia emitiram em conjunto um diretriz que mapeia as tecnologias fundamentais de transporte com base na inovação para a China até 2035, disse um porta-voz na quinta-feira.
A diretriz enfatiza avanços no gargalo de problemas técnicos no setor de transporte, estabelecendo a meta de que a autossuficiência das principais tecnologias de transporte seja alcançada até 2035, disse Sun Wenjian, porta-voz do MOT, em uma entrevista coletiva.
O documento também planeja uma série de tarefas de pesquisa e desenvolvimento em pesquisa fundamental, tecnologias centrais, tecnologias de engenharia modernas e tecnologias disruptivas de ponta para reforçar o fornecimento, de acordo com a diretriz.
Seguindo a filosofia de desenvolvimento coordenado das cadeias industriais a montante e a jusante, a transformação e atualização dos setores de construção, equipamentos e serviços de transporte serão totalmente promovidas.
Os mecanismos serão otimizados para estimular a vitalidade das entidades inovadoras tanto quanto possível, disse Sun, acrescentando que a legislação em inteligência artificial, direção autônoma e veículos aéreos não tripulados (UAV, em inglês) será estudada e elaborada.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)