Jiuquan – A China lançou com sucesso no sábado o foguete portador Zhuque-2 Y-3 ao espaço a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, noroeste da China.
O foguete decolou às 7h39 (horário de Beijing) e enviou três satélites – Honghu, Honghu-2 e TY-33 – para a órbita planejada.
Foi a terceira missão de voo do foguete portador Zhuque-2.
O sucesso desta missão de lançamento fez do Zhuque-2 o primeiro foguete comercial portador de combustível líquido da China a ser lançado com sucesso em uma sequência. Nesta missão, sua maturidade e estabilidade técnicas foram ainda mais verificadas, sua confiabilidade atendeu aos requisitos de entrega de lançamento comercial e o foguete está mais próximo da fase de produção e entrega em massa.
O Zhuque-2 é o primeiro foguete de médio e grande porte da China com oxigênio líquido e metano como propelente. Ele é desenvolvido de forma independente pela LandSpace e fornece serviços de lançamento de baixo custo e altamente confiáveis para atender aos requisitos de lançamento comercial em vários cenários.
O combustível oxigênio líquido-metano é um tipo de propelente de foguete formado por oxigênio líquido e metano. O metano é o principal componente do gás natural.
O foguete tem uma altura de 49,5 metros e um diâmetro de corpo de 3,35 metros. Seu peso de decolagem é de cerca de 220 toneladas, e o empuxo de decolagem, de cerca de 268 toneladas.
Sua capacidade de carga é de 1,5 tonelada para uma órbita síncrona solar de 500 km, e a próxima versão melhorada pode atingir uma capacidade de carga de 4 toneladas para a mesma órbita, o que pode atender às necessidades de implantação de satélites de órbita baixa da Terra e o lançamento de espaçonaves de transporte.
Na missão de sábado, o foguete Zhuque-2 Y-3 enviou com sucesso três satélites para a órbita síncrona do Sol a uma altitude de 460 km.
A missão significa que o foguete realizou uma missão comercial de lançamento de vários satélites, e o desenvolvedor do foguete fez um progresso constante em sua operação comercial de foguetes. Também acumulou dados e experiência de voo para o aprimoramento e progresso de acompanhamento de satélites.
“Os foguetes estão na tendência de grande capacidade de carga e baixo custo na era espacial comercial. A chave para a industrialização e comercialização de foguetes de combustível líquido é alcançar a fabricação e entrega em larga escala de baixo custo, assim como o lançamento contínuo e estável”, disse Dai Zheng, engenheiro-chefe adjunto e vice-comandante-chefe do Zhuque-2.
A LandSpace cultivou uma capacidade de entrega em larga escala de foguetes para missões de lançamento comercial. A empresa continuará a construir veículos de lançamento comercial com alta confiabilidade, baixo custo e grande capacidade para sustentar a construção de uma rede de satélites de baixa órbita na China e apoiar o desenvolvimento de transporte de carga de baixo custo para a estação espacial, informou Dai.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)