Beijing – O Ministério da Justiça da China e a Federação Chinesa de Pessoas com Deficiência emitiram uma diretriz sobre o fortalecimento dos esforços relativos aos serviços jurídicos para pessoas com deficiência.
Uma rede de serviços jurídicos convenientes e eficientes para pessoas com deficiência, abrangendo áreas urbanas e rurais e com alta qualidade, deve ser formada para garantir que essas pessoas tenham direitos e oportunidades iguais para desfrutar dos serviços jurídicos públicos básicos até 2025, diz a diretriz.
A mesma sugere que se trabalhe para reforçar o pessoal relevante e expandir o conteúdo e os meios necessários para fornecer esses serviços às pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que pede medidas para proteger efetivamente os direitos legítimos das pessoas com deficiência e promover o desenvolvimento em todos os aspectos dos programas relacionados para as pessoas com deficiência.
Atendendo às necessidades mais urgentes das pessoas com deficiência, o documento lista 11 tarefas-chave, que incluem melhorar a rede de serviços jurídicos públicos para as pessoas com deficiência, tornar o apoio judiciário acessível a mais pessoas com deficiência, organizar atividades de apoio, como prestação de serviços jurídicos sem fins lucrativos, e reduzir ou até eliminar as taxas de serviços jurídicos para as pessoas com deficiência.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)