Xining, 21 jul – Cientistas chineses iniciaram na quarta-feira uma nova rodada de expedição na região das cabeceiras do rio Yangtzé em Xining, Província de Qinghai, noroeste da China, para investigar as condições ecológicas da região.
A expedição científica abrangente examinará as condições dos recursos hídricos, recessão glacial e perda de solo e água, entre outros, de acordo com o Instituto de Pesquisa Científica do Rio Changjiang (CRSRI, em inglês) da Comissão de Recursos Hídricos de Changjiang, que está liderando a expedição.
O potencial de sequestro de carbono da região será estudado como um novo tópico. De acordo com o CRSRI, a equipe investigará sistematicamente o mecanismo de sucessão de rios e pântanos e analisará quantitativamente o potencial de sequestro de carbono de rios e sistemas úmidos típicos da região.
Os cientistas também estudarão o impacto das mudanças climáticas e da evolução do canal dos rios no ambiente ecológico da região, e um levantamento sobre o estado da biodiversidade será realizado.
A expedição é guiada pela Lei de Proteção do Rio Yangtzé, a primeira legislação da China sobre uma bacia hidrográfica específica, que entrou em vigor em 1º de março, disse o CRSRI. O Yangtzé é o maior rio da China.
O CRSRI iniciou a expedição nas cabeceiras do rio Yangtzé em 1976. Desde 2012, a expedição é realizada anualmente, fornecendo dados de primeira mão para projetos de preservação ecológica e gestão ambiental sistemática no planalto Qinghai-Tibet.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)