Beijing – Em resposta às piores inundações na bacia do rio Haihe desde 1963, as autoridades chinesas estão injetando fundos de recuperação na área e, com as águas de enchentes recuando após o dilúvio de 28 de julho a 1º de agosto, os moradores estão começando a voltar para casa.
Cerca de 22 rios na bacia sofreram com inundações acima do nível de alerta, e oito rios relataram as maiores inundações já registradas, informou o Ministério de Recursos Hídricos nesta segunda-feira.
O sistema de conservação de água da China não poupou esforços na gestão da prevenção e controle de enchentes. Os relevantes departamentos provinciais e municipais de conservação de água emitiram 341 milhões de alertas de desastres para torrentes nas montanhas, de acordo com o vice-ministro de Recursos Hídricos, Liu Weiping.
Para minimizar o impacto e os danos causados pelas enchentes, a pasta enviou 26 equipes de trabalho e grupos de especialistas para liderar a prevenção de enchentes e a gestão de riscos nas bases. O sistema de conservação de água mobilizou 84 reservatórios de grande e médio porte e oito zonas de armazenamento e retenção de enchentes para prevenção e controle de inundações.
Atualmente, o nível de água nas áreas ativas de armazenamento e retenção de inundações dentro da bacia está diminuindo gradualmente e os moradores estão gradualmente voltando para casa.
A China destinou mais 500 milhões de yuans (US$ 69,4 milhões) em 19 de agosto, além dos 1 bilhão de yuans anunciados em 9 de agosto, para ajudar as pessoas a voltar à vida e ao trabalho nas áreas afetadas.
Observando que a temporada de cheias ainda está em andamento, com inundações e secas severas e complicadas ainda esperadas, Liu disse que o ministério continuará a fortalecer todas as medidas de prevenção e não poupará esforços em todos os setores.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)