Katmandu, 12 jul – A embaixadora chinesa no Nepal, Hou Yanqi, prometeu nesta segunda-feira mais doses de vacinas contra COVID-19 para ajudar a imunizar o país do Sul da Ásia em sua batalha contra a pandemia.
A China entregará mais doses de vacinas ao Nepal “nos próximos dias”, pois Katmandu está comprando 4 milhões de vacinas fabricadas na China, disse Hou em uma coletiva realizada por meio de videoconferência em Katmandu, capital do país.
“Vamos continuar a fornecer cada vez mais vacinas ao Nepal”, informou a diplomata. “Tecnicamente, posso prometer isso, porque a competência e a capacidade de produção agora estão aumentando dia a dia na China.”
Devido à falta de vacinas, o Nepal conseguiu administrar uma única dose a apenas 2,61 milhões de seus 30 milhões de cidadãos até domingo, enquanto apenas 1,04 milhão de pessoas foram vacinadas duas vezes, de acordo com o Ministério da Saúde e População do país.
O Nepal está agora sendo afetado por uma segunda onda do coronavírus, com seu sistema de saúde sobrecarregado por um número crescente de novos casos em maio, em particular.
Segundo a embaixadora, a China tem realizado ativamente uma cooperação internacional na luta contra a pandemia de COVID-19 e está empenhada em garantir a acessibilidade e a disponibilidade das vacinas aos países em desenvolvimento.
A China e alguns países do Sul da Ásia lançaram recentemente um centro de redução da pobreza e desenvolvimento cooperativo e um centro de estoque de suprimentos de emergência nas cidades chinesas de Chongqing e Chengdu, respectivamente.
Uma trabalhadora de saúde exibe uma dose de vacina contra COVID-19 doada pela China em um hospital em Katmandu, Nepal, em 7 de abril de 2021. (Xinhua/Sulav Shrestha)
Hou observou que as plataformas contribuirão para os esforços dos países do Sul da Ásia na redução da pobreza e ajudarão a entregar suprimentos de emergência diante de uma pandemia e outras crises “de uma forma muito rápida e eficiente”.
Ela sublinhou que a necessidade de proteger a Região Autônoma do Tibet do coronavírus está por trás do atraso na reabertura dos pontos de trânsito com o Nepal e expressou otimismo de que as autoridades relacionadas dos dois países resolverão a questão o mais cedo possível.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)