Beijing, 19 ago – O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta congratulatória à 5ª Exposição China-Estados Árabes, que foi inaugurada nesta quinta-feira na Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia, noroeste do país, dizendo que a China está disposta a promover conjuntamente a cooperação do Cinturão e Rota de alta qualidade com os Estados árabes.
Observando que a amizade tradicional entre ambos os povos se tornou mais forte com o passar do tempo, Xi destacou na carta que a China e os Estados árabes nos últimos anos continuaram a fortalecer a coordenação estratégica e a sinergia de ações, e a construção conjunta do Cinturão e Rota obteve resultados frutíferos.
A China continua sendo o maior parceiro comercial dos países árabes. Diante da COVID-19, os dois lados se uniram para lutar contra a pandemia, dando um exemplo de ajuda mútua para superar juntos as dificuldades, apontou Xi.
Ele afirmou que a China está disposta a trabalhar com os Estados árabes para buscar cooperação e desenvolvimento, promover o desenvolvimento pacífico, obter benefícios mútuos e resultados ganha-ganha, construir conjuntamente o Cinturão e Rota com alta qualidade, elevar a parceria estratégica bilateral a um nível mais alto, e construir conjuntamente uma comunidade China-Mundo Árabe com um futuro compartilhado na nova era.
A exposição acontece em Yinchuan, capital de Ningxia.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)