Qingdao (Xinhua) — A China enviou com sucesso nove satélites para órbita planejada no Mar Amarelo na terça-feira.
Os nove satélites, pertencentes ao grupo Jilin-1 Gaofen 03-1, decolaram em cima de um foguete transportador Longa Marcha-11, o primeiro foguete lançado pelo mar da China, às 9h23 (horário de Beijing).
Os satélites foram desenvolvidos pela Chang Guang Satellite Technology. Três serão usados para vídeo, sendo um para a popular plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo Bilibili e outro, para a emissora estatal CCTV.
Os outros seis são satélites de imagem do tipo push-broom, ou seja, que têm varredura eletrônica, que confere maior precisão.
O satélite Bilibili tem características de baixo custo de desenvolvimento, baixo consumo de energia, leve e alta resolução. Foi projetado para gravar vídeos e fotos para a ciência popular.
O satélite pode obter vídeos e imagens coloridos com uma resolução superior a 0,98 metro. Os dados serão usados para fazer vídeos populares, abrangendo campos como ciência e tecnologia, humanidades, história e educação, e serão divulgados na Bilibili.
Os nove satélites fornecerão dados de sensoriamento remoto para a pesquisa de recursos terrestres do país, planejamento urbano e serviços de monitoramento de desastres.
O Centro de Lançamento de Satélites Taiyuan conduziu a missão de lançamento.
Desenvolvido pela China Aerospace Science and Technology Corporation, o Longa Marcha-11 é o único entre as séries de foguete chinês Longa Marcha que utiliza propulsores sólidos. É usado principalmente para transportar pequenos satélites e pode levar vários em órbita ao mesmo tempo.
O lançamento de terça-feira foi o 346º da série de foguetes Longa Marcha.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)