Xi’an – O primeiro lote de aviões de combate a incêndios MA60, desenvolvidos de forma independente pela China, foi entregue ao Ministério de Gestão de Emergências na segunda-feira, informou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
Os dois aviões de combate a incêndios MA60 foram entregues em Xi’an, Província de Shaanxi, noroeste da China. Eles desempenharão papéis no setor de resgate aéreo de emergência do país, informou a AVIC, a fabricante líder de aeronaves do país.
O MA60 é um avião de asa fixa de grande e médio porte, adaptado para servir em missões aéreas de combate a incêndios e outras missões de resgate de emergência.
O modelo de avião tem várias funções, como operações de lançamento de água, monitoramento de incêndio, comunicações e comando, transporte de pessoal e transporte de suprimentos, segundo a AVIC.
A aeronave tem uma capacidade máxima de transporte de água de seis toneladas e um peso máximo de transporte de carga de 3,7 toneladas. Ele pode transportar até 28 pessoas a bordo, de acordo com o desenvolvedor.
O modelo MA60 pertence à família de aeronaves multiúso “Modern Ark”. Ele obteve o certificado de tipo suplementar da Administração Estatal de Aviação Civil da China, conforme a AVIC.
O desenvolvimento do avião MA60 começou em 2021 e os desenvolvedores fizeram avanços em várias tecnologias essenciais, disse Miao Zhimin, designer-chefe da aeronave.
“Olhando para o futuro, a aeronave de combate a incêndios MA60 será uma força crítica na resposta aérea a emergências e desempenhará um papel importante na prevenção e combate a incêndios florestais ou em pastagens e no transporte de pessoal e suprimentos”, disse Miao.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)