Dacar — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi e a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, prometeram no domingo fortalecer a cooperação de benefício mútuo entre os dois países durante uma reunião na capital do Senegal.
A reunião foi realizada antes da Oitava Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês), marcada para 29 e 30 de novembro.
Moçambique é um parceiro importante da China na África. Nos últimos anos, a confiança política mútua entre os dois países continuou a se aprofundar, e a cooperação bilateral em vários campos tem alcançado resultados frutíferos. Os povos chinês e moçambicano cuidaram um do outro e deram as mãos para lutar contra a COVID-19, aumentando ainda mais a amizade tradicional entre os dois lados, disse Wang.
A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Moçambique, e está pronta, sob a orientação do importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e tendo a reunião como uma oportunidade, para promover a parceria cooperativa estratégica abrangente entre os dois países para alcançar um maior desenvolvimento, disse o chefe da diplomacia chinesa.
Ele também disse que, graças aos esforços conjuntos dos dois lados, a cooperação econômica e comercial bilateral continuou a crescer apesar do impacto da pandemia.
Wang ressaltou que a China está pronta para fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com Moçambique em áreas como infraestrutura, agricultura e energia sob os quadros da construção conjunta do Cinturão e Rota, do FOCAC e do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa para ajudar Moçambique a alcançar um desenvolvimento mais rápido.
Macamo parabenizou calorosamente o Partido Comunista da China pelo centenário de sua fundação, observando que seu país está pronto para fortalecer os laços entre partidos e os intercâmbios sobre governança de Estado com a China.
Ela disse que Moçambique e China desfrutam de uma profunda amizade tradicional, e os dois países sempre se uniram firmemente, acrescentando que o povo moçambicano está profundamente grato à China por ajudar Moçambique a alcançar a independência, e que o apoio da China deixou Moçambique altamente confiante em seu futuro desenvolvimento.
A ministra ressaltou que Moçambique adere firmemente à política de Uma Só China e apoia resolutamente a China para salvaguardar seus principais interesses. Ela observou que Moçambique está pronto para fortalecer a confiança mútua estratégica, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e manter a solidariedade e a coordenação sobre os assuntos internacionais com a China.
Os dois lados também expressaram a vontade de trabalhar conjuntamente para um sucesso completo da Oitava Conferência Ministerial do FOCAC, de modo a injetar um novo impulso na cooperação China-África.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)