Paris – A China e a França devem trabalhar para tornar sua parceria estratégica abrangente ainda mais sólida e dinâmica, disse Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores nesta terça-feira.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, copresidiu o 25º Diálogo Estratégico China-França com o conselheiro diplomático do presidente francês, Emmanuel Bonne.
Observando que a França e a China tiveram uma comunicação estratégica altamente produtiva e intercâmbios frutíferos de alto nível, Bonne disse que a França atribui grande importância à parceria estratégica abrangente com a China e permanecerá comprometida com a política de Uma Só China.
Em um mundo volátil afetado por conflitos geopolíticos, a França está disposta a trabalhar com a China para enfrentar os desafios, afastar a rivalidade entre grandes países, evitar o confronto em blocos e melhorar a governança global, disse ele.
A França defende a autonomia estratégica da Europa, assumindo suas responsabilidades e intensificando suas ações, disse ele. E a França apoia a Europa e a China na manutenção da sua orientação de parceria e no reforço de uma cooperação eficaz.
Wang, por sua vez, disse que, desde o estabelecimento de suas relações diplomáticas, China e França vêm consolidando a confiança mútua e expandindo entendimentos comuns, portanto, com uma relação bilateral cada vez mais madura e estável.
Apesar das profundas mudanças no cenário internacional nos últimos 60 anos, China e França mostraram um compromisso inabalável em defender sua independência e autonomia, promover a multipolaridade global e preservar a diversidade de civilizações, disse ele.
Situando-se num novo ponto de partida histórico, os dois países, guiados pelo consenso estratégico alcançado entre os seus chefes de Estado, devem manter-se fiéis à sua aspiração original e defender princípios fundamentais e abrir novos caminhos para tornar a sua parceria estratégica global ainda mais sólida e dinâmica, de modo a dar maiores contribuições para o crescimento das relações China-Europa e para a salvaguarda da paz mundial, disse Wang.
Um mundo desestabilizado e até dividido não interessa a ninguém, sublinhou.
Considerando a Europa como um polo importante no processo de multipolarização, a China apoia a Europa no fortalecimento de sua autonomia estratégica e em manter seu futuro firmemente em suas próprias mãos, acrescentou.
Wang disse que a China, tendo posições semelhantes com a França em questões importantes, está disposta a fortalecer a comunicação estratégica com a França para expandir o consenso, a solidariedade e a cooperação, assumir responsabilidades como grandes países e enviar sinais fortes para lidar de forma mais eficaz com os desafios globais e dar respostas mais positivas às expectativas da comunidade internacional.
As duas partes concordaram em reforçar ainda mais a cooperação em domínios como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, produtos agroalimentares, energia limpa, investigação e desenvolvimento da energia nuclear, inteligência artificial, indústria aeroespacial e sumidouros de carbono florestal.
Eles também concordaram em manter o ímpeto do Ano China-França de Cultura e Turismo, garantir o sucesso de centenas de eventos culturais ao longo do ano e aumentar os voos diretos para facilitar ainda mais o intercâmbio entre pessoas.
As duas partes também realizaram opiniões sobre uma vasta gama de questões relativas à paz e à segurança e concordaram que a multipolarização é indispensável para a paz e a estabilidade e que continuará a reforçar a sua colaboração estratégica.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)