Chongqing – Com a retomada do trabalho e da escola na China, o consumo de papéis subiu. Em meio ao aumento da demanda por celulose do mercado chinês, o serviço de transporte intermodal marítimo-ferroviário Brasil-Chongqing foi lançado para facilitar a importação de celulose brasileira no Município de Chongqing, sudoeste da China.
Em março deste ano, o primeiro trem carregado com 2.650 toneladas de celulose partiu do Porto de Paranaguá, no Brasil, para chegar à Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, no sul da China, por via marítima e foi transferido para Chongqing pelo Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo.
O transporte leva cerca de 40 dias, 20 dias a menos do que a rota anterior que passava pelo leste da China.
“Antigamente quando importávamos celulose brasileira, chegava primeiro ao Porto de Shanghai e depois era transportada para Chongqing pelo rio Yangtzé. Mas durante a pandemia, muitas vezes não há contêineres, e o tempo de logística é instável”, disse Dong Yuhang, vice-gerente-geral da COSCO SHIPPING Specialized Carriers Co. Ltd., organizadora do frete.
O trem de carga intermodal marítimo-ferroviário Brasil-Chongqing pode não apenas garantir os contêineres, mas também reduzir custos totais e melhorar a competitividade da celulose importada, acrescentou Dong.
Wang Yupei, presidente da New Land-Sea Corridor Operation Co., LTD., disse que o trem de carga intermodal marítimo-ferroviário Brasil-Chongqing encurtou muito o tempo logístico para a exportação de vários produtos brasileiros para a China e enriqueceu a fonte de carga de retorno do corredor de comércio terra-mar.
Em 2022, 220 contêineres de unidade equivalente a vinte pés (TEU) de celulose brasileira foram importados via o corredor, e produtos brasileiros como manteiga, frango congelado, madeira, lingotes de liga de alumínio e suco de uva também foram importados por esta rota.
O Novo Corredor Internacional de Comércio Terrestre-Marítimo é uma passagem comercial e logística construída conjuntamente por regiões de nível provincial no oeste da China e membros da ASEAN. Lançado em setembro de 2017, o corredor expandiu o número de destinos para 338 portos em 113 países e regiões, transportando mais de 640 tipos de mercadorias.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)