O embaixador da China no Egito, Liao Liqiang (c, atrás) e a ministra do Meio Ambiente do Egito, Yasmine Fouad (d, atrás) são fotografados na cerimônia de entrega no Cairo, capital do Egito, no dia 18 de junho de 2023. A China doou neste domingo um lote de equipamentos públicos para o Egito para ajudar a promover a transformação verde e a adaptação climática do país do norte da África. A doação, incluindo iluminação pública de LED solar, lâmpadas de LED, sistemas domésticos solares e condicionadores de ar com eficiência energética, é fornecida pelo Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China para ajudar os padrões de consumo do Egito a se tornarem verdes. Foto: Wang Dongzhen
Cairo — A China doou um lote de instalações públicas de economia de energia ao Egito no domingo para ajudar a promover a transformação verde e a adaptação climática do país do norte da África.
A doação, incluindo iluminação pública de LED solar, lâmpadas de LED, sistemas domésticos solares e condicionadores de ar com eficiência energética, é fornecida pelo Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China para ajudar os padrões de consumo do Egito a se tornarem verdes.
Durante a cerimônia de entrega realizada no Cairo, capital do Egito, o embaixador chinês no Egito, Liao Liqiang, observou que a cooperação China-Egito para lidar com a mudança climática reflete a amplitude e a profundidade da amizade entre os dois países.
“Isso mostra a firme determinação da China e do Egito em promover a transformação verde e de baixo carbono e combater a mudança climática”, disse o embaixador.
Ali Abo Sena, chefe-executivo da Agência de Assuntos Ambientais do Ministério do Meio Ambiente egípcio, disse à Xinhua que a doação pode ajudar o Egito a cumprir seu compromisso climático ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
A doação foi realizada no âmbito de um memorando de entendimento sobre doações para combater a mudança climática assinado pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China e pelo Ministério do Meio Ambiente do Egito em 2016.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)