Foto tirada em 2 de novembro de 2017 mostra Chang Jin, cientista-chefe do Explorador de Partículas de Matéria Escura (DAMPE, na sigla em inglês) e vice-diretor do Observatório da Montanha Púrpura (PMO, na sigla em inglês), apresentando a conquista científica do DAMPE no PMO em Nanjing, capital da Província de Jiangsu, leste da China. (Xinhua/Jin Liwang)
Beijing – A China divulgou o primeiro lote de dados de fótons gama obtidos pelo Explorador de Partículas de Matéria Escura (DAMPE, na sigla em inglês), informou nesta quarta-feira o Science and Technology Daily.
O Centro Nacional de Dados de Ciência Espacial (NSSDC, na sigla em inglês) e o Observatório da Montanha Púrpura (PMO, na sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências emitiram na terça-feira os dados científicos coletados pelo DAMPE, também conhecido como Wukong ou Rei Macaco.
Segundo o PMO, a plataforma de satélite e a carga útil de Wukong estão funcionando normalmente. Ele concluiu a varredura de céu inteiro 11 vezes e coletou cerca de 10,7 bilhões de casos de raios cósmicos de alta energia, obtendo os resultados de medição mais precisos de elétrons de raios cósmicos, prótons e núcleos do hélio acima da região de energia de trilhões de electrões-volt.
Os dados divulgados foram registrados de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018, incluindo 99.864 casos de dados de fótons gama e 1.096 recordes de arquivos de status de satélite relacionados. Todos podem ser acessados do NSSDC e do PMO.
De acordo com os dois órgãos, eles vão divulgar mais dados científicos de fótons gama, realizar análises de dados e desenvolver tecnologias e ferramentas de aplicação.
O Wukong foi lançado em 17 de dezembro de 2015, com objetivo de observar os espectros de energia de elétrons de alta energia, incluindo pósitrons e raios gama no espaço para encontrar evidências da existência de partículas de matéria escura. Também conduziu pesquisas sobre a origem da astronomia de raios cósmicos e raios gama.
A carga útil de Wukong tem quatro partes, um detector de matriz de cintiladores de plástico, um detector de matriz de silício, um calorímetro e um detector de nêutrons. Tem resolução de energia extremamente alta na observação de raios gama e deve estudar melhor a matéria escura.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)