Beijing, 4 jul – As autoridades chinesas divulgaram um plano de ação para facilitar a digitalização da indústria de bens de consumo à medida que o país avança para impulsionar a integração das economias digital e real, a fim de criar e atender à demanda do consumidor.
A China pretende alcançar melhorias notáveis na integração e aplicação de tecnologias digitais na indústria de bens de consumo até 2025, de acordo com o plano divulgado em conjunto por cinco departamentos governamentais, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização.
A maior integração e aplicação de tecnologias digitais ajudariam a melhorar o fornecimento de bens de consumo, expandir as cadeias industriais, aumentar o valor agregado da indústria e incentivar as empresas a fortalecerem a inovação digital em pesquisa e desenvolvimento e em sua competitividade central, segundo a pasta.
A proporção das empresas de bens de consumo que digitalizaram sua gestão e operações, foram equipadas com ferramentas digitais para pesquisa, desenvolvimento e design e introduziram o comércio eletrônico em seus negócios deve ultrapassar 80% até 2025, de acordo com o projeto.
A China também pretende promover 200 fábricas de demonstração para fabricação inteligente em setores como têxteis e vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos de consumo, alimentos e medicamentos durante o período. O país também visa cultivar 50 cidades de demonstração que alcançarão um progresso notável na digitalização, variedade de produtos, qualidade e marca.
O plano especifica 10 tarefas para aumentar a variedade e a qualidade dos produtos e criar marcas, como desenvolver “produtos Internet-mais-consumidor” que melhorem o bem-estar das pessoas, promover a produção personalizada e flexível para reformular o desenvolvimento de produtos e os modos de produção, assim como acelerar o estabelecimento de um sistema de rastreamento de qualidade.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)