Shanghai – O Índice de Abertura Mundial, que mede os níveis de abertura de 129 economias de 2008 a 2022, foi divulgado no domingo no sexto Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, em Shanghai.
Em 2022, o Índice de Abertura Mundial ficou em 0,7542, refletindo uma tendência geral de queda contínua, com a intensificação da divergência de abertura entre países, setores e regiões.
O índice, divulgado pela primeira vez em 2021, foi compilado pelo Instituto de Economia e Política Mundial da Academia Chinesa de Ciências Sociais (ACCS) e pelo Centro de Pesquisa do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao. O índice foi incluído no Relatório de Abertura Mundial 2023.
“Como a abertura ativa e o isolamento conservador estão colidindo ferozmente e presos em um impasse contraditório, os países ainda precisam trabalhar juntos, encontrando-se no meio do caminho para manter e expandir a abertura mundial”, segundo o relatório.
Zhang Yuyan, economista da ACCS, disse que, apesar da tendência geral de queda na abertura mundial, há esperança de mais progresso na abertura.
O progresso na pesquisa científica, na inteligência digital e no desenvolvimento ecológico reduziu as barreiras ao fluxo de mercadorias, serviços e informações e impulsionou o desempenho da abertura, disse Zhang.
As 10 economias mais abertas em 2022 foram Cingapura, Alemanha, Região Administrativa Especial de Hong Kong da China, Irlanda, Malta, Holanda, Austrália, Suíça, Chipre e Reino Unido, de acordo com o índice.
De 2008 a 2022, a China alcançou um progresso significativo na expansão de sua abertura para o mundo exterior, com seu índice de abertura subindo de 0,6789 para 0,7517, classificando-se entre as principais áreas do mundo, segundo o relatório.
“A interação benigna entre a China e o mundo na abertura se tornou um exemplo de abertura garantida, o que também implica a boa vontade e o compromisso da China de se abrir proativamente e construir uma comunidade humana de futuro compartilhado”, disse Gu Xueming, presidente do Centro de Pesquisa do Fórum Econômico Internacional de Hongqiao.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)