Beijing – O orbitador da sonda chinesa Tianwen-1 transmitiu imagens em alta resolução de Marte, mostrando tempestades de poeira na superfície do planeta.
Divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China na quinta-feira, as novas imagens com resolução de 0,5 metro foram capturadas por uma câmera da sonda, que opera em órbita há 609 dias a uma distância de 277 milhões de quilômetros da Terra.
As marcas deixadas pelo rover Zhurong de Marte podem ser vistas nas fotos. Com 306 dias de atividade em Marte, o rover percorreu 1.784 metros no planeta.
O Zhurong também fez selfies em Marte. Comparadas com as imagens tiradas logo após o pouso no planeta, as novas fotos mostraram uma camada de poeira acumulada em sua superfície.
A poeira pode reduzir a fonte de energia dos rovers. Cientistas chineses projetaram especialmente a asa solar do rover para compensar o declínio de eficiência causado pela cobertura de poeira.
O rover agora tem energia suficiente para continuar sua exploração em Marte, informou a administração espacial chinesa em um comunicado.
A sonda Tianwen-1 monitora as atividades de poeira no hemisfério norte de Marte desde o final de janeiro e enviou fotos de tempestades de poeira regionais em fevereiro. Nenhum clima de poeira evidente foi observado na área de inspeção do rover Zhurong, de acordo com a administração.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)