Beijing, 23 mar – As autoridades chinesas lançaram um plano para o desenvolvimento de um sistema energético moderno durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), estabelecendo metas para garantir o fornecimento de energia e aumentar a eficiência energética.
Até 2025, a China visa elevar a capacidade anual de produção de energia doméstica para mais de 4,6 bilhões de toneladas de carvão padrão, de acordo com o plano divulgado conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pela Administração Nacional de Energia.
A produção anual de petróleo bruto se recuperará e estabilizará em 200 milhões de toneladas, enquanto a de gás natural atingirá mais de 230 bilhões de metros cúbicos até 2025, especifica o plano.
Ele enfatiza os esforços para avançar no desenvolvimento em larga escala e de alta qualidade da geração de energia eólica e solar, e desenvolver energia nuclear de forma ativa, segura e ordenada.
Com a premissa de garantir a segurança, a China manterá um ritmo constante de construção de projetos costeiros de energia nuclear para implantar racionalmente novos projetos, diz o plano, estabelecendo a meta de elevar a capacidade instalada de operação de energia nuclear para cerca de 70 milhões de quilowatts até 2025.
Ao mesmo tempo em que aumenta a produção de energia, o país também busca reduzir suas emissões de dióxido de carbono por unidade do PIB em 18% durante o período de cinco anos.
A China visa aumentar gradualmente a participação do consumo de energia não fóssil para cerca de 20% até 2025, e a proporção de geração de energia não fóssil chegará a aproximadamente 39%, de acordo com o plano.
Testemunhando um aumento significativo na eficiência energética, a China planeja reduzir seu consumo de energia por unidade do PIB em 13,5% durante o período 2021-2025.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)