Shanghai – O presidente do banco central da China, Pan Gongsheng, disse na quarta-feira que o país estabelecerá um centro de operação internacional para o RMB digital.
O centro visa promover a internacionalização da moeda digital e o desenvolvimento de serviços do mercado financeiro, ao mesmo tempo em que apoia a inovação em finanças digitais, disse Pan no Fórum Lujiazui, realizado em Shanghai, leste da China.
A iniciativa faz parte de um pacote de oito novas medidas anunciadas por Pan que serão implementadas em Shanghai, o centro financeiro da China.
Pan disse que um repositório de relatórios de transações para o mercado interbancário também será estabelecido para coletar dados de transações e analisar a atividade em submercados, como títulos, moedas e derivativos, apoiando a formulação de políticas macroeconômicas e a supervisão do mercado financeiro.
Uma agência de relatórios de crédito pessoal será estabelecida para fornecer às instituições financeiras produtos de crédito diversificados e personalizados, melhorando ainda mais o sistema de crédito social do país.
Um programa piloto para a reforma do financiamento do comércio offshore será lançado na Área Especial de Lin-gang da Zona Piloto de Livre Comércio da China (Shanghai) para apoiar o desenvolvimento do comércio offshore da cidade por meio de regras de negócios inovadoras, disse Pan.
Outras medidas incluem o desenvolvimento de títulos offshore de livre comércio para expandir os canais de financiamento para empresas e a otimização do sistema de contas de livre comércio para facilitar o comércio e o investimento transfronteiriços para as empresas.
Além disso, o pacote inclui o lançamento de ferramentas inovadoras de política monetária estrutural em Shanghai e esforços conjuntos com o regulador de valores mobiliários do país para promover a negociação de futuros de câmbio em RMB, de acordo com Pan.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)