Minsk – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta quinta-feira que a China está pronta para trabalhar com Belarus para apoiar firmemente um ao outro na defesa de seus interesses fundamentais e continuar sendo verdadeiros amigos e bons parceiros um do outro.
Li fez as declarações ao manter conversas com o primeiro-ministro bielorrusso, Roman Golovchenko.
Ressaltando que a China e Belarus desfrutam de uma amizade tradicional consagrada pelo tempo, Li observou que, sob a orientação estratégica do presidente chinês, Xi Jinping, e do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, a parceria estratégica abrangente China-Belarus sob todas as condições vem se desenvolvendo em profundidade.
Os dois países consolidaram continuamente a confiança mútua política e aprofundaram a cooperação mutuamente benéfica, de acordo com Li, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com Belarus para implementar plenamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, se apoiar firmemente na salvaguarda de seus interesses fundamentais, ser inabalavelmente verdadeiros amigos e bons parceiros um do outro, manter o desenvolvimento sólido e constante das relações bilaterais em um alto nível, aprofundar a cooperação em vários campos e promover melhor o impulso de modernização um do outro.
Li destacou que a China está disposta a aproveitar ao máximo o papel do comitê de cooperação intergovernamental entre os dois países, fortalecer o acoplamento das estratégias de desenvolvimento, construir conjuntamente o Cinturão e Rota com alta qualidade, explorar ainda mais o potencial de cooperação em comércio e investimento, economia digital e desenvolvimento verde, e expandir os intercâmbios interpessoais em educação, cultura e turismo.
A China está disposta a fortalecer a comunicação e a cooperação com Belarus nas Nações Unidas, na Organização de Cooperação de Shanghai e em outros mecanismos multilaterais, implementar ativamente as três iniciativas globais, promover a prática do multilateralismo genuíno e construir conjuntamente uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, de acordo com Li.
Por sua parte, Golovchenko disse que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, as relações bilaterais tiveram um progresso notável nos últimos anos, acrescentando que Belarus está disposto a continuar sendo um bom amigo e parceiro da China, aderir firmemente ao princípio de Uma Só China e apoiar com firmeza a posição da China em questões relacionadas a Hong Kong, Xinjiang e Xizang.
Observando que o apoio e a assistência fornecidos pela China ao longo dos anos promoveram fortemente o desenvolvimento econômico e social de Belarus, Golovchenko afirmou que Belarus está disposto a trabalhar com a China para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, fortalecer os intercâmbios em todos os níveis, expandir a cooperação prática em comércio, indústria, ciência e tecnologia e agricultura sob a estrutura da Iniciativa Cinturão e Rota, intensificar os intercâmbios subnacionais e culturais, bem como a coordenação em assuntos internacionais e multilaterais, e enriquecer continuamente a conotação da parceria estratégica abrangente sob todas as condições entre Belarus e a China.
Li e Golovchenko anunciaram conjuntamente o lançamento oficial dos anos de inovação científica e tecnológica China-Belarus de 2024 a 2025 e o estabelecimento do centro de pesquisa de ciência básica China-Belarus e do centro de livros chineses da Biblioteca Nacional de Belarus.
Após as conversas, os dois líderes assinaram um comunicado conjunto entre os dois governos, testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação bilateral sobre a cooperação do Cinturão e Rota, comércio de serviços e investimento, desenvolvimento verde, ciência e tecnologia, cultura e assuntos locais. Eles também reuniram-se conjuntamente com a imprensa.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)