Beijing (Xinhua) — O Ministério das Relações Exteriores anunciou na sexta-feira que a China continuará a trabalhar com o Paquistão para combater a COVID-19 e expandir a cooperação em assistência com suprimentos médicos, intercâmbio de experiências, medicina tradicional chinesa e desenvolvimento de vacinas.
O porta-voz, Zhao Lijian, fez as observações em uma coletiva de imprensa ao comentar sobre a cooperação China-Paquistão na luta contra a COVID-19.
A China entregou mais de mil respiradores ao Paquistão no Aeroporto Internacional de Islamabad na quinta-feira. Durante a cerimônia de entrega, Muhammad Afzal, presidente da Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres (NDMA, em inglês) do Paquistão, expressou seu apreço pela assistência contínua prestada ao seu país pelo governo e pelo povo da China durante a pandemia.
O presidente da NDMA disse que a China não só ajudou o Paquistão a combater o vírus, mas também ajudou o país a combater os enxames de gafanhotos fornecendo pesticidas e equipamentos relacionados.
Saudando a assistência mútua entre os dois países desde o início da pandemia, Zhao disse que o governo chinês atribui grande importância à assistência ao Paquistão em sua luta contra a COVID-19 e que a cooperação bilateral no combate pandêmico demonstrou plenamente que a solidariedade e a cooperação são armas poderosas contra os desafios globais.
Ele revelou que, de acordo com as estatísticas, a China enviou ao Paquistão sete lotes de suprimentos médicos, incluindo máscaras faciais, roupas de proteção, kits de teste, respiradores, óculos, luvas cirúrgicas e termômetros, totalizando um peso combinado superior a 100 toneladas métricas.
A China continuará a trabalhar com o Paquistão para combater a COVID-19 e expandir a cooperação em assistência com suprimentos médicos, intercâmbio de experiências, medicina tradicional chinesa e desenvolvimento de vacinas, até obter uma vitória definitiva sobre o vírus, acrescentou.
Observando que sexta-feira foi o Dia da Independência do Paquistão, Zhao estendeu as felicitações da China e disse acreditar que o Paquistão alcançará maiores conquistas em prol da causa de construção nacional.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)