Beijing – Os testes em órbita com a célula de combustível a bordo da espaçonave de carga Tianzhou-5 foram concluídos, sendo os primeiros do tipo realizados pelo país, de acordo com a Academia de Tecnologia Espacial da China (CAST, em inglês).
Os testes validaram preliminarmente as características do sistema sob condições como vácuo, baixa temperatura e microgravidade, fornecendo dados importantes e suporte teórico para o desenvolvimento e a pesquisa de tecnologia-chave para esse sistema de energia, de acordo com Wan Cheng’an, designer-chefe da Beijing Spacecraft Manufacturing Co., Ltd., desenvolvedora do sistema sob a CAST.
Os testes visam fornecer suporte para a aplicação de sistemas de energia de células de combustível espacial nos futuros grandes projetos do país, incluindo a exploração lunar tripulada e a exploração do espaço profundo, disse Wan.
A Tianzhou-5 foi lançada em 12 de novembro do Campo de Lançamento Espacial de Wenchang, na província insular de Hainan, no sul do país.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)