Changchun – A China iniciou na quarta-feira a construção de um radiotelescópio de abertura de 40 metros na área da Montanha Changbai, na Província de Jilin, nordeste do país, para apoiar futuras missões de sondas para a Lua e o espaço profundo.
Desenvolvido pelo Observatório Astronômico de Shanghai sob a Academia Chinesa de Ciências, o instrumento óptico foi projetado para ser um radiotelescópio multiuso grande, totalmente móvel e de alta precisão.
Os cientistas acreditam que a área da Montanha Changbai é um local ideal para observação por telescópios devido ao seu céu limpo e clima seco.
Após a conclusão, o novo telescópio formará uma rede com outros cinco em todo o país e um centro de processamento de dados em Shanghai, aumentando a capacidade de observação do país e servindo melhor a suas explorações no espaço profundo.
A instalação científica também melhorará a pesquisa de radioastronomia da China e promoverá conquistas mais inovadoras em vários campos de ponta, incluindo buracos negros supermassivos e dinâmica galáctica.
A China anunciou no início deste ano que continuará sua pesquisa lunar com várias missões planejadas, incluindo uma tarefa para trazer 2 quilos de amostras do lado oculto da Lua de volta à Terra.
De acordo com o observatório, a construção do novo telescópio e de sua estação será concluída antes do final de 2024.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)