Beijing – A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China, o principal planejador econômico do país, revelou na quinta-feira dois planos que visam impulsionar a cooperação e o desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
A China espera que Qianhai, de Shenzhen, desempenhe seu papel de liderança no desenvolvimento da Grande Área da Baía e na ampliação do espaço de desenvolvimento de Hong Kong, de acordo com o plano para a Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Moderna Qianhai Shenzhen-Hong Kong.
Até 2035, a zona de cooperação, que abrange uma área de 120,56 quilômetros quadrados, deverá ter estabelecido um modelo de desenvolvimento orientado para a inovação, com sinergia industrial e conectividade de mercado com Hong Kong e Macau, e se tornar um novo centro de comércio internacional, um centro internacional de serviços de transporte marítimo de alto nível e um motor para o desenvolvimento de alta qualidade, disse o documento.
Num comunicado separado, a CNDR também divulgou um plano para a zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, Zhuhai.
Até 2035, a área de 106 quilômetros quadrados se tornará um forte motor de crescimento para o corredor de inovação científica e tecnológica Guangzhou-Zhuhai-Macau e promoverá a diversidade adequada na economia de Macau.
Até lá, a zona de cooperação de Hengqin deverá tornar-se também uma área habitável de apoio ao livre fluxo de fatores entre Hengqin e Macau, com cerca de 80.000 residentes de Macau a trabalhar e cerca de 120.000 a viver lá, de acordo com o plano.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)