Nações Unidas, 30 mai (China) — O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu no domingo uma parceria global para enfrentar a mudança climática e lutar pelo crescimento verde inclusivo.
Ele fez esse apelo em uma mensagem de vídeo na Cúpula de Parceria para o Crescimento Verde e Metas Globais 2030, organizada pela Coreia do Sul.
“O título desta iniciativa expressa exatamente o que o mundo precisa agora, parceria global: parceria para vencer o COVID-19 e construir uma recuperação melhor, parceria para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e parceria para enfrentar as mudanças climáticas”, disse ele na cúpula.
Encarar a mudança climática ajudará a proteger as pessoas mais vulneráveis da próxima crise, ao mesmo tempo em que sustenta uma recuperação rica em empregos contra o COVID-19, disse ele.
A primeira prioridade é a eliminação de novas usinas a carvão e a eliminação progressiva do uso do carvão até 2030 nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e em 2040 no resto do mundo, disse ele.
“Além da lacuna de emissões, estou profundamente preocupado com as lacunas de financiamento e adaptação”, disse Guterres.
Os países desenvolvidos ainda não cumpriram seu compromisso de 100 bilhões de dólares americanos por ano para os países em desenvolvimento como assistência à adaptação. O financiamento público não está fluindo para onde agora é mais necessário, apoiar comunidades vulneráveis que já estão sofrendo as consequências da mudança climática. Uma pessoa em cada três ainda não está adequadamente coberta pelos sistemas de alerta precoce. E mulheres e meninas, que representam 80 por cento dos deslocados pela emergência climática, são frequentemente excluídas das decisões para lidar com a crise climática, observou ele.
“Precisamos urgentemente de um avanço na adaptação e resiliência. Estou pedindo a todos os países doadores que aumentem significativamente seus compromissos financeiros. Isso inclui a alocação de 50 por cento do financiamento climático para adaptação e o fornecimento de um maior nível de doações”, disse Guterres.
A Cúpula do Grupo dos Sete em junho precisa cumprir todos esses objetivos. Não é uma parceria global se alguns lutam para sobreviver. Isso serve para o COVID-19, a distribuição de vacinas e também para a emergência climática, disse ele.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)