(240503) -- WENCHANG, May 3, 2024 (Xinhua) -- A Long March-5 rocket, carrying the Chang'e-6 spacecraft, blasts off from its launchpad at the Wenchang Space Launch Site in south China's Hainan Province, May 3, 2024. China on Friday launched the Chang'e-6 spacecraft to collect and return samples from the moon's mysterious far side -- the first endeavor of its kind in the history of human lunar exploration. (China National Space Administration/Handout via Xinhua)
Beijing – A sonda lunar chinesa Chang’e-6 entrou com sucesso em sua órbita circunlunar, informou nesta quarta-feira a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês).
Às 10h12 (horário de Beijing) de quarta-feira, a Chang’e-6 realizou com sucesso um procedimento de frenagem próxima à Lua antes de entrar na órbita circunlunar, de acordo com a CNSA.
O procedimento de frenagem perto da Lua é um controle orbital fundamental para a Chang’e-6 durante seu voo. A frenagem faz com que sua velocidade relativa seja menor do que a velocidade de escape lunar, para que possa ser capturada pela gravidade da Lua e voar ao redor desta.
Com o apoio do satélite de retransmissão Queqiao-2, a Chang’e-6 ajustará mais tarde a altitude e a inclinação da órbita ao redor da Lua e escolherá um momento adequado para realizar a separação da combinação orbitador-retornador e da combinação pousador-ascensor.
Em seguida, a combinação pousador-ascensor realizará um pouso suave na Bacia do Polo Sul-Aitken para realizar a missão de amostragem e retorno no lado oculto da Lua, conforme planejado.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)