Beijing — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou no sábado por telefone com o vice-presidente e ministro das Relações Exteriores da Confederação Suíça, Ignacio Cassis, sobre relações bilaterais e cooperação.
Wang disse que a Suíça está entre os primeiros países ocidentais a reconhecer e estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, e nos últimos mais de 70 anos as relações China-Suíça mantiveram um desenvolvimento sólido e acumularam experiências benéficos.
Em primeiro lugar, os dois países se respeitam, tratam um ao outro como iguais, respeitam suas diferenças e aprendem um com o outro para uma melhoria comum, disse Wang.
Em segundo lugar, com espírito pioneiro e inovador, os dois países criaram muitos “primeiros” incluindo o estabelecimento de uma “parceria estratégica inovadora”, fornecendo um forte motor para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Em terceiro lugar, os dois lados uniram as respectivas forças para aprofundar a cooperação prática com base no benefício mútuo e na cooperação ganha-ganha, de modo a trazer benefícios tangíveis para os dois povos, acrescentou.
De janeiro a setembro, disse Wang, com os dois lados conseguindo superar o impacto da pandemia de COVID-19, seu comércio bilateral aumentou mais de 70% em relação ao ano anterior, mostrando a resiliência e vitalidade das relações China-Suíça e o importante papel do Acordo de Livre Comércio China-Suíça.
Wang disse que a China e a Suíça se apoiaram na luta contra a pandemia, e as bandeiras nacionais dos dois países na Montanha Matterhorn, na Suíça, e na Montanha de Neve Yulong, na China, enviaram um sinal de unidade.
A Suíça é a sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse ele, e a China está pronta para trabalhar com a Suíça para apoiar a OMS no seu devido papel e contribuir para a distribuição equitativa de vacinas em todo o mundo.
Observando que a Suíça é um país forte nos esportes de inverno, Wang disse que a China está disposta a fortalecer ainda mais os intercâmbios e a cooperação na construção de locais e treinamento de pessoal, de modo a enriquecer as relações China-Suíça e promover conjuntamente o desenvolvimento de esportes de inverno.
A Suíça também é a sede do Comitê Olímpico Internacional, e ambos os lados devem resistir conjuntamente às tentativas de politizar o esporte, e devem proporcionar um ambiente saudável para eventos internacionais, ressaltou.
Cassis concordou com o que Wang disse. Ele enfatizou que a Suíça e a China têm uma relação sólida e próxima, graças ao seu respeito mútuo, confiança mútua e apreciação mútua.
A parceria estratégica inovadora entre os dois países, disse Cassis, destacou ainda mais o espírito orientado à inovação de ambos os lados.
O lado suíço parabenizou a China por suas grandes conquistas na luta contra a pandemia, agradeceu à China por fornecer apoio e cooperação à Suíça e elogiou o importante papel da China na promoção da recuperação econômica global, disse ele.
A Suíça se opõe à politização dos esportes, disse ele, estendendo os parabéns pelo bom progresso dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e expressando a crença de que as Olimpíadas serão um sucesso.
Os dois lados concordaram em iniciar negociações sobre a atualização do Acordo de Livre Comércio China-Suíça o mais rapidamente possível. Também trocaram opiniões sobre o multilateralismo.
Wang disse que tanto a China quanto a Suíça são apoiadores da globalização e advogados do multilateralismo.
A China aprecia o papel construtivo da Suíça na promoção da resolução política de disputas internacionais, disse Wang, acrescentando que a China e a Suíça devem trabalhar juntas para praticar o verdadeiro multilateralismo.
Os dois lados devem salvaguardar conjuntamente o sistema internacional com as Nações Unidas como núcleo, a ordem internacional baseada no direito internacional, as normas básicas das relações internacionais baseadas nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e o regime multilateral de comércio com a Organização Mundial do Comércio em seu núcleo, disse Wang.
Cassis concordou com as observações de Wang, dizendo que, no contexto do aumento das tensões geopolíticas, a Suíça acredita que o mundo deve apoiar e promover firmemente o multilateralismo, e apoiar a OMS e outras organizações internacionais no seu devido papel.
Wang observou que Cassis disse recentemente que seu país está sempre pronto para desempenhar o papel de um construtor de pontes em assuntos internacionais, acrescentando que isso é um reflexo da vantagem única e influência especial da Suíça, que a China aprecia.
Ele disse que a China espera que a Suíça possa servir como uma ponte entre as civilizações oriental e ocidental, entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, e especialmente entre a Europa e a China.
Essa ponte, disse Wang, deve ser construída sobre o multilateralismo, com as leis e os regulamentos internacionais como seu pilar, bem como equidade e justiça como seu passaporte, para que possa permanecer firme e por muito tempo, e obter mais apoio da comunidade internacional e se tornar mais popular.
Cassis também disse que essa conversa telefônica com Wang foi rica em conteúdo e espera se encontrar com Wang pessoalmente o mais rápido possível, e continuar o processo estratégico de diálogo entre os dois países.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)