Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, realizou nesta terça-feira uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, a pedido deste.
Kuleba informou a Wang sobre a primeira rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia, e disse que o fim do combate é a máxima prioridade para a Ucrânia.
A Ucrânia está aberta a uma solução negociada para a questão atual e aborda as negociações com a Rússia com sinceridade positiva, disse Kuleba, acrescentando que apesar das atuais dificuldades, a parte ucraniana permanece calma e deseja impulsionar as negociações.
A China desempenhou um papel construtivo na questão ucraniana, disse Kuleba, mencionando que a Ucrânia está disposta a fortalecer a comunicação com a parte chinesa e espera a mediação da China para o cessar-fogo.
Wang disse que a situação na Ucrânia mudou rapidamente, e que a China lamenta a eclosão do conflito entre a Ucrânia e a Rússia e que está extremamente preocupada com o prejuízo aos civis.
A postura básica da China sobre a questão ucraniana é aberta, transparente e coerente, afirmou Wang, indicando que a China sempre apoia o respeito à soberania e a integridade territorial de todos os países.
Quanto à atual crise, a China pede que a Ucrânia e a Rússia encontrem uma solução para a questão através de negociações, e apoia todos os esforços internacionais construtivos conducentes a uma solução política, disse Wang.
A China sempre acredita que a segurança de um país não pode ser feita à custa da segurança de outros e que a segurança de uma região não pode ser obtida através da expansão de blocos militares, sublinhou Wang.
Como o combate continua expandindo-se, a máxima prioridade é aliviar a situação o mais cedo possível para evitar que o conflito escale ou, inclusive, saia de controle, especialmente para prevenir o prejuízo aos civis, assim como uma crise humanitária, e garantir a segurança e o acesso oportuno da ajuda humanitária, disse.
Wang explicou a posição da China em relação à garantia da segurança dos cidadãos chineses na Ucrânia e pediu que a parte ucraniana assuma as responsabilidades internacionais correspondentes.
O governo chinês dá grande importância à segurança dos cidadãos chineses na Ucrânia e se preocupa com sua segurança em todo o momento, assinalou Wang, acrescentando que todos os cidadãos chineses na Ucrânia são enviados da amizade China-Ucrânia e amigos do povo ucraniano.
O processo de evacuação de chineses, incluindo estudantes, da Ucrânia está em andamento, acrescentou Wang, expressando sua gratidão à parte ucraniana pelo apoio, cooperação e ajuda do governo e da sociedade ucranianos.
A China aprecia o lançamento ucraniano de trens especiais de evacuação para cidadãos estrangeiros, o que está em consonância com o espírito humanitário internacional, disse Wang.
Wang disse que espera que a parte ucraniana tome todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos chineses na Ucrânia e continue oferecendo garantias e facilidades para sua evacuação.
Kuleba indicou que é um dever importante da Ucrânia garantir a segurança dos cidadãos estrangeiros e que a Ucrânia dá grande atenção às preocupações da China e está ajudando os estudantes e cidadãos chineses a deixar o país sem problemas.
A Ucrânia continuará garantindo a evacuação segura dos cidadãos estrangeiros de forma responsável, acrescentou Kuleba.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)