Beijing — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, manteve no sábado uma conversa por telefone com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, sobre as relações bilaterais e a cooperação prática.
China e Irã são parceiros estratégicos abrangentes, lembrou Wang, observando que, não importa como a situação internacional mude, a China desenvolverá firmemente sua relação amigável e avançará na cooperação prática com o Irã, de modo a trazer mais benefícios para os dois países e seus povos.
A China está pronta para trabalhar com o Irã para continuar a se opor ao unilateralismo e ao bullying, defender o princípio de não interferência nos assuntos internos de outros países e salvaguardar os interesses comuns dos países em desenvolvimento, disse Wang.
A China também está pronta para fortalecer a cooperação antipandêmica com o Irã até que a doença seja finalmente derrotada, apontou ele, acrescentando que o país espera que o Irã apoie a Iniciativa de Desenvolvimento Global.
Wang destacou que a China saúda a decisão do Irã de retomar as negociações para um retorno ao Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, em inglês) no final deste mês, o que mostra a atitude positiva do país em retomar a implementação do acordo.
O lado dos EUA deve dar o primeiro passo para tomar medidas corretivas porque se retirou unilateralmente do acordo nuclear iraniano, afirmou Wang, acrescentando que, com base nisso, o Irã pode retomar o cumprimento de seus compromissos no campo nuclear.
Todas as partes devem fortalecer a coordenação e impulsionar conjuntamente as negociações na direção certa, e a China apoia o Irã a fortalecer sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o que criará uma boa atmosfera para a retomada das negociações, garantiu ele.
Wang parabenizou o Irã por sediar com sucesso a Segunda Reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos Países Vizinhos do Afeganistão, dizendo que o mecanismo veio no momento certo e atraiu a atenção de vários lados.
Observando que a China sediará a terceira reunião, Wang salientou que o país está pronto para fortalecer a coordenação com o Irã e outras partes para acumular consenso e se esforçar para alcançar mais resultados até lá.
Os seis países devem aproveitar ao máximo as vantagens dos países vizinhos e destacar suas características distintas, de modo a desempenhar um papel único e construtivo na obtenção de paz e estabilidade duradouras no Afeganistão, ao mesmo tempo em que aborda as preocupações legítimas de seus países vizinhos, explicou Wang.
Por sua vez, Abdollahian ressaltou que as relações Irã-China são estratégicas, enfatizando que o novo governo iraniano desenvolverá firmemente a cooperação amigável com a China.
O Irã agradece à China por seu forte apoio na luta contra a pandemia da COVID-19 e espera continuar a aprofundar a cooperação com o país neste sentido, apontou ele.
O Irã aprecia a postura positiva e o papel construtivo da China na questão nuclear iraniana, está comprometido com as negociações para um retorno ao JCPOA e está pronto para fortalecer a comunicação e a coordenação com a China a esse respeito, disse ele.
Abdollahian garantiu que o Irã atribui grande importância à cooperação com a AIEA e convidará o diretor-geral da agência, Rafael Grossi, para visitar o país em um futuro próximo.
O Irã apoia plenamente a Iniciativa de Desenvolvimento Global e apoia a China na realização com sucesso da terceira Reunião dos Ministros das Relações Exteriores dos Países Vizinhos do Afeganistão, acrescentou.
Funcionários do Ministério da Saúde e Educação Médica do Irã organizam caixas de máscaras doadas pela China em Teerã, Irã, em 25 de fevereiro de 2020. (Ahmad Halabisaz/Xinhua)
A Torre Azadi está iluminada em Teerã, Irã, em 18 de fevereiro de 2020, para mostrar apoio à cidade atingida pela epidemia, Wuhan, no centro da China. (Ahmad Halabisaz/Xinhua)
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)