Chanceler chinês reitera importância de negociações para solução de crise na Ucrânia

China lança satélite de teste de tecnologia de comunicação
Presidium da sessão legislativa anual da China realiza 2ª reunião

Chanceler chinês reitera importância de negociações para solução de crise na Ucrânia

Por CGTN

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reiterou a postura chinesa de buscar uma solução política para a crise na Ucrânia, ressaltando que a China está disposta a continuar desempenhando um papel construtivo, considerando as necessidades dos envolvidos, e a trabalhar com a comunidade internacional para cessar o conflito e alcançar uma paz duradoura.

Na coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (7), à margem da 3ª Sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional, Wang Yi, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, abordou questões relacionadas à política externa e às relações exteriores do país.

Sobre a crise ucraniana, o chanceler lembrou que desde a eclosão desse conflito, a parte chinesa tem defendido o diálogo e negociações em busca de uma solução pacífica.

“Não há vencedores em um conflito e nem perdedores quando há paz. A mesa de negociação marca o fim da disputa e o estabelecimento da paz,” assinalou Wang Yi. Ele afirmou que todas as partes envolvidas devem tirar lições da crise, compreendendo que a segurança deve ser um bem comum e igualitário, e jamais deve depender da insegurança de terceiros.

O diplomata defende a adoção de um novo conceito de segurança — inclusivo, abrangente, cooperativo e sustentável. Ele concluiu que somente dessa forma será possível alcançar uma paz duradoura e uma estabilidade de longo prazo na Eurásia e no mundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *