Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou nesta segunda-feira por telefone com Emmanuel Bonne, conselheiro diplomático do presidente francês Emmanuel Macron.
Wang disse que a bem-sucedida conversa telefônica entre os chefes de Estado da China e França depois da reeleição do presidente Macron proporcionou um guia estratégico e injetou novo ímpeto ao desenvolvimento saudável e estável das relações China-França.
As duas partes implementaram rapidamente o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, e as relações bilaterais tiveram um bom início, disse Wang, acrescentando que a China está disposta a trabalhar com a França para impulsionar um desenvolvimento mais dinâmico da parceria estratégica abrangente China-França.
Por sua parte, Bonne disse que a França dá uma grande importância à manutenção dos intercâmbios de alto nível com a China. O presidente Macron está firmemente comprometido com a amizade França-China e espera impulsionar a parceria estratégica abrangente bilateral até um novo nível.
A França está disposta a aprofundar a cooperação prática com a China em áreas como aviação, agricultura, alimentos, energia e intercâmbios interpessoais, e a fortalecer a coordenação em assuntos globais como proteção da biodiversidade e abordagem de mudança climática, e aguarda a realização rápida de uma nova rodada do diálogo estratégico entre os dois países, disse Bonne.
As renovadas chamas da guerra no continente europeu foram um forte golpe à recuperação e desenvolvimento da Europa. Tanto a Europa como a China, assim como a França e a China, são comprometidas com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento enquanto aderem a importantes conceitos como o respeito ao direito internacional e a salvaguarda da soberania, disse Bonne.
A França aprecia o positivo papel da China no fomento da segurança alimentar e energética, e concede grande importância à sua coordenação estratégica com a China, assinalou.
A França, junto com a China, está disposta a demonstrar de maneira conjunta a responsabilidade dos países principais, a trabalhar em favor de um imediato cessar-fogo, e a minimizar os efeitos indiretos negativos da crise da Ucrânia sobre os países vulneráveis e em vias de desenvolvimento, acrescentou Bonne.
Wang disse que a China e a França são duas importantes forças para a manutenção da estabilidade no processo para um mundo multipolar.
Em um turbulento panorama internacional, onde o unilateralismo e a lei da selva enfurecem-se, disse Wang, a China, como importante país responsável, sempre esteve comprometida a defender o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo, a ordem internacional baseada no direito internacional e nas normas básicas que regem as relações internacionais com base nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.
A China está disposta a reforçar a coordenação com a França e a dar as devidas contribuições à manutenção da paz, estabilidade e desenvolvimento, acrescentou.
Destacando que a crise na Ucrânia mostrou uma tendência de se tornar prolongada e complicada, algo que o mundo não deseja ver, Wang disse que a China esteve comprometida a promover as negociações de paz desde o começo e continuará realizando todos os esforços possíveis para desempenhar um papel construtivo a favor do cessar-fogo e do cessão de hostilidades.
A China aprecia os ativos esforços de mediação do presidente Macron, disse Wang, acrescentando que a China apoia e considera que a França continuará desempenhando um papel único e importante como importante país europeu no restabelecimento da paz.
As repercussões da crise ucraniana conduziram a uma escassez de alimentos e energia, e geraram desafios e riscos para a recuperação mundial, assim como para a paz e a estabilidade, indicou Wang.
Destacando que o presidente chinês, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global, Wang disse que a China está disposta a reforçar a comunicação com a França sobre a implementação destas iniciativas.
A China também propôs uma iniciativa de cooperação em segurança alimentar global na reunião de ministros das Relações Exteriores do Grupo dos 20, que pode ecoar a iniciativa de Missão da Resiliência Alimentar e Agrícola proposta pela França, em um esforço para forjar um maior consenso internacional, acrescentou.
Wang expressou a esperança de que a França, como importante país da União Europeia (UE) e membro da troika europeia, desempenhe um papel positivo na promoção do desenvolvimento saudável e sem contratempos das relações China-UE, continue aumentando a lista da cooperação positiva China-UE e gere novos aspectos destacados de cooperação como a segurança energética, o mercado de carbono e as finanças verdes.
Wang também espera que ambas as partes promovam conjuntamente o êxito da 27ª sessão da Conferência das Partes (COP27) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e da segunda fase da 15ª reunião da Conferência das Partes do Convênio sobre a Diversidade Biológica (COP15).
Bonne expressou sua disposição a continuar promovendo ativamente a cooperação UE-China com base no princípio de benefício mútuo, reiterando que a OTAN continuará comprometida com sua localização geográfica original de quando foi estabelecida e não tem intenções de expandir-se nem se expandirá para a região Ásia-Pacífico.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)