Roma – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu nesta quinta-feira que a Itália trabalhe com a China para que possam efetuar novas contribuições para a paz mundial e o progresso da civilização humana.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações ao se reunir com o presidente italiano, Sergio Mattarella, a quem Wang transmitiu as cordiais saudações do presidente chinês, Xi Jinping.
A China valoriza a influência da Itália na Europa e no mundo, disse Wang, observando que a China está pronta para trabalhar com a Itália para implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países, acelerar o avanço do plano de ação para fortalecer sua parceria estratégica abrangente e garantir relações bilaterais mais estáveis, resilientes e frutíferas.
Wang pediu mais “Marco Polos” modernos para servir como pontes e elos entre diferentes civilizações. As culturas consagradas pelo tempo e as histórias profundas da China e da Itália permitem que os dois países vejam suas diferenças com inclusão, enfrentem os desafios atuais com sabedoria e explorem o futuro da humanidade com visão, disse ele.
Wang observou que o presidente chinês destacou que todos os países vivem na mesma aldeia global e devem transcender divisões e diferenças, defender o princípio de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados e trabalhar juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. Para isso, o presidente chinês apresentou quatro iniciativas globais, fornecendo os bens públicos de que o mundo mais precisa hoje, acrescentou.
Wang destacou que, em particular, a Iniciativa de Governança Global recentemente proposta pelo presidente chinês visa consolidar e fortalecer a posição de liderança das Nações Unidas, melhorar a governança global por meio de reformas e construir um sistema de governança global mais justo e equitativo. Ele expressou esperança de que a Itália participe ativamente e trabalhe com a China para praticar o verdadeiro multilateralismo, fazendo novas contribuições para a paz mundial e o progresso da civilização humana.
Por sua vez, Mattarella pediu a Wang que transmitisse suas sinceras saudações ao presidente chinês.
Ele elogiou os resultados positivos da 12ª Reunião Conjunta do Comitê Governamental Itália-China. Ele disse que a China goza de grande prestígio na comunidade internacional e desempenha um papel cada vez mais importante, acrescentando que a Itália espera que a China faça maiores contribuições para a paz e a estabilidade mundiais.
Mattarella concordou com a noção de que a humanidade compartilha um futuro comum e saudou a série de grandes iniciativas propostas pelo presidente chinês, acreditando que elas atendem plenamente às necessidades da comunidade internacional e às aspirações dos povos de todos os países.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões como a situação no Oriente Médio e a crise na Ucrânia.
Durante sua visita, Wang também conversou com o vice-primeiro-ministro italiano e ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Antonio Tajani. Juntos, eles participaram da 12ª Reunião Conjunta do Comitê Governamental China-Itália e se reuniram com a imprensa.