Beijing — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, conversou com o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Zimbábue, Frederick Shava, em Beijing, nesta segunda-feira, pedidno o maior desenvolvimento dos laços bilaterais.
Qin observou que a China e o Zimbábue têm sido bons amigos e parceiros que confiam e se apoiam desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, há mais de 40 anos. Ele disse que a China está pronta para trabalhar com o Zimbábue para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, buscar apoio mútuo em questões relativas aos interesses centrais um do outro e promover o desenvolvimento contínuo das relações China-Zimbábue.
Qin disse que a China irá, como sempre, apoiar firmemente o Zimbábue na oposição à interferência externa e às sanções e na adoção de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais. A China aprofundará a troca de experiências na governança estatal com o Zimbábue, acrescentou.
A China aproveitará o potencial da cooperação com o Zimbábue em áreas como investimento, comércio, energia e recursos minerais, energia limpa e desenvolvimento de recursos humanos e continuará a incentivar as empresas chinesas a investirem no Zimbábue, disse ele.
Ecoando as observações de Qin, Shava disse que as relações Zimbábue-China resistiram ao teste do tempo e o nível de cooperação amigável vem sendo melhorado notavelmente.
O Zimbábue defende firmemente o princípio de Uma Só China e apoia o princípio “um país, dois sistemas”, bem como a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, disse Shava.
Shava elogiou o forte apoio da China ao Zimbábue em seu trabalho de redução da pobreza e em sua luta contra a pandemia da COVID-19. Ele expressou a disposição do Zimbábue de aprofundar a cooperação mutuamente benéfica com a China em vários campos, fortalecer a cooperação no âmbito do Fórum de Cooperação China-África e impulsionar a parceria estratégica abrangente entre os dois países a um novo nível.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)