Duchambe, 14 jul – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, apresentou uma proposta de cinco pontos nesta quarta-feira sobre o desenvolvimento saudável e estável da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) no futuro.
Os membros da OCS devem buscar a solidariedade e a coordenação e cimentar ainda mais a base política para a cooperação, disse Wang durante uma reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da OCS.
Ele sugeriu que os países devem compartilhar a responsabilidade pela segurança e garantir a paz e a ordem duradouras na região.
Expo Internacional de Investimento e Comércio da Organização de Cooperação de Shanghai 2021 em Qingdao, Província de Shandong, leste da China, em 26 de abril de 2021. (Xinhua/Li Ziheng)
Os membros da OCS devem cooperar no combate à pandemia da COVID-19 e salvaguardar o bem-estar das pessoas, acrescentou Wang.
Os países também devem se abrir mais e aumentar o nível de interconexão, a fim de impulsionar a recuperação econômica de forma consistente, observou o diplomata chinês.
Os membros da OCS devem seguir a tendência dos tempos e construir uma comunidade com um futuro compartilhado, disse Wang.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)