Córdoba, Espanha – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, enfatizou no domingo a importância de adotar uma abordagem vantajosa para o futuro da humanidade, em uma coletiva de imprensa conjunta com seu homólogo espanhol José Manuel Albares, na cidade de Córdoba, no sul da Espanha.
Perde-perde não é uma escolha racional, e ganha-ganha deve ser o futuro da humanidade, informou Wang, também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China.
As declarações de Wang foram feitas após perguntas sobre a “dinâmica perde-perde” destacada no Relatório de Segurança de Munique 2024. Ele identificou três fatores que contribuem para esses riscos: jogar jogos de soma zero, dissociar e cortar cadeias de suprimentos e incitar confrontos em blocos.
Essas práticas prejudicam os interesses dos outros sem se beneficiar, reduzem o progresso e a prosperidade globais, interrompem seriamente os esforços para enfrentar os desafios globais e corroem seriamente a base da paz e do desenvolvimento mundiais, afirmou ele.
Os resultados de perde-perde devem ser evitados por todas as partes, disse Wang, observando que cada vez mais países estão cientes disso.
Ele pediu uma busca coletiva de situações ganha-ganha, instando os países a se unirem em vez de se dividirem, a aderirem à acomodação dos interesses centrais uns dos outros, a descartarem preconceitos ideológicos e a rejeitarem confrontos em bloco.
Ao defender a cooperação em vez do confronto, o diálogo em vez do conflito, a consulta em vez da arbitrariedade e a igualdade em vez do poder, Wang também destacou a abertura, as cadeias industriais e de suprimentos estáveis e o aprimoramento do sistema de livre comércio centrado na OMC.
Ele também enfatizou a importância de estabelecer um ambiente internacionalizado, orientado para o mercado e baseado em leis para a cooperação econômica e comercial global.
A China está disposta a trabalhar com todas as partes para implementar a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, destacou Wang, acrescentando que o país também trará mais oportunidades ao mundo por meio da modernização chinesa.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)