Port Moresby, 3 jun – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta sexta-feira que a cooperação entre a China e os países insulares do Pacífico que têm laços diplomáticos com a China tem sido enérgica.
Discursando em uma coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional de Papua-Nova Guiné, Soroi Eoe, Wang disse que a China praticou a visão diplomática de que todos os países, grandes ou pequenos, são iguais por meio de ações concretas, e ele sente que os países insulares do Pacífico estão entusiasmados e ansiosos para desenvolver relações com a China.
Wang disse que durante sua visita, a China e os países insulares do Pacífico assinaram uma série de documentos de cooperação bilateral sobre o Cinturão e Rota, mudanças climáticas, combate à pandemia de COVID-19, prevenção e mitigação de desastres, desenvolvimento verde, saúde, agricultura, comércio e turismo.
Todos os documentos de cooperação testemunham o sólido progresso da cooperação pragmática entre a China e os países insulares do Pacífico e darão um novo impulso ao desenvolvimento econômico e à melhoria do bem-estar dos países insulares do Pacífico, observou Wang.
A China também emitiu um documento de posição sobre respeito mútuo e desenvolvimento comum com os países insulares do Pacífico, acrescentou Wang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)