Beijing, 26 mai (China) — O conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, participou nesta terça-feira da recepção do Dia da África em Beijing, dizendo que a China e a África deveriam trabalhar juntas para criar uma nova situação na cooperação bilateral.
Em nome do governo chinês, Wang Yi deu os parabéns aos enviados africanos na China e aos países africanos e seus povos. Wang disse que o Dia da África é um dia importante para o povo africano na luta pela independência e intensificação da unidade.
Ele salientou que o Dia da África também marca um feriado comum para a China e a África. O fortalecimento da unidade e da cooperação com os países africanos é a prioridade constante da diplomacia chinesa. A China e a África lutam lado a lado na grande batalha pela independência nacional e pela proteção da dignidade nacional, ao mesmo tempo que se apoiam mutuamente em questões que envolvem os interesses centrais e principais preocupações de cada uma.
Em meio à pandemia de COVID-19, ele disse que China e África se ajudaram mutuamente para superar as dificuldades. A China tem sido o maior parceiro comercial da África pelo 12º ano consecutivo, disse ele, acrescentando que a cooperação China-África no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota continuou se aprofundando e se tornando mais eficaz.
Em relação aos assuntos globais, China e África se apoiam mutuamente, disse ele. “Levantamos bem alto a bandeira do multilateralismo e, em conjunto, emitimos uma voz da justiça contra a politização da epidemia, contra a discriminação racial e contra a ingerência estrangeira”.
Ele apresentou quatro sugestões para a criação de uma nova situação na cooperação China-África. Ele pediu a ambas as partes que tenham sucesso na próxima reunião do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), trabalhem juntos para derrotar rapidamente a epidemia de COVID-19, promovam o desenvolvimento de cooperação prática de maneira constante e fortaleçam a coordenação nos assuntos internacionais.
Martin Mpana, embaixador dos Camarões na China e reitor do Corpo Diplomático Africano na China, disse que a África e a China deveriam acolher conjuntamente a reunião do FOCAC e enviar uma forte mensagem à comunidade internacional de que a África e a China se unirão para promover a equidade, justiça e cooperação pacífica no mundo.
Em 25 de maio de 1963, a Organização da Unidade Africana – a antecessora da União Africana – foi estabelecida, e 25 de maio foi designado como Dia da África. O Corpo Diplomático Africano na China realiza uma recepção comemorativa em Beijing todos os anos. A recepção deste ano foi coorganizada pela China e pelo Corpo Diplomático Africano na China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)