Beijing – A fabricante chinesa de veículos de nova energia BYD anunciou nesta terça-feira sua entrada no mercado argentino de automóveis de passeio, com o lançamento de dois modelos elétricos e um híbrido na capital, Buenos Aires.
Os modelos apresentados incluem dois veículos totalmente elétricos – o Dolphin Mini e o Yuan Pro -, além do híbrido plug-in Song Pro DM-i. Os novos carros vêm equipados com a bateria Blade, desenvolvida pela própria BYD, reconhecida por sua segurança e longa autonomia. O Dolphin Mini possui uma autonomia entre 280 e 380 quilômetros, o Yuan Pro alcança 380 quilômetros e o Song Pro DM-i tem autonomia elétrica de 100 quilômetros e autonomia total superior a mil quilômetros.
A vice-presidente de Operações da BYD América, Li Nan, destacou em entrevista à Xinhua que, diferentemente dos veículos tradicionais disponíveis no mercado local, os automóveis da marca “são mais avançados tecnologicamente” e geram um impacto positivo no meio ambiente.
“Nossa visão é reduzir a temperatura global em um grau. Por isso, queremos trazer essa nova tecnologia, veículos elétricos de zero emissão não apenas para a Argentina, mas também para o mundo todo”, afirmou Li.
A chegada da BYD à Argentina ocorre no contexto de uma política do governo argentino que isenta de tarifas de importação – antes fixadas em 36% – para veículos elétricos e híbridos. Além disso, o governo anunciou uma nova rodada de autorizações para importar unidades isentas de impostos em 2026, medida que visa facilitar o acesso a essas tecnologias e reduzir gradualmente os preços no setor automotivo.
O diretor de vendas da BYD Argentina, Bernardo Fernández Paz, informou que, na primeira fase de pré-venda, mais de 1.500 unidades foram vendidas no país, refletindo o crescente interesse dos consumidores locais por veículos elétricos e pelas novas tecnologias de transporte.
Em entrevista à Xinhua, Fernández Paz acrescentou que os modelos estão sendo comercializados por meio de uma rede de 11 concessionárias, com 17 pontos de venda e 15 pontos de serviço espalhados por todo o território argentino, e que a empresa planeja trazer mais modelos nos próximos anos.
A BYD já consolidou sua presença em outros países da América Latina, como México, Brasil, Uruguai, Colômbia e Chile. A empresa pretende replicar esse modelo na Argentina, contribuindo para a transição do país rumo a um sistema de transporte de baixo carbono.